Friday, October 22, 2010

Sobre a morte do Prof. Sandro Silva e Costa

Fiquei bem triste ao ler o boletim da SBF hoje pela manhã e descobrir que um colega de turma, Sandro Silva e Costa faleceu. Não posso dizer que fomos amigos, mas nos conhecíamos e sempre nos víamos no corredor. Não fosse pela idade (ele tinha 41 anos) ainda houve a circunstância de sua morte ter provavelmente sido suícidio. Por acaso acabei achando seu blog. O que eu descobri, lendo alguns posts, foi uma pessoa atormentada há muito tempo. Comparei com meus posts; enquanto em 2007, em outro blog, eu escrevia sobre palhaçadas e andar de motocicleta ele comentava que se isolava de uma festa na ilha do Cardoso. Achei bem perturbador esse trecho: "...redescobri pela milionésima vez que eu, e acho que apenas eu, não tenho nada a festejar. Acho que meu lugar não é entre os homens: é numa linha que corre por entre as estrelas e o mar, por entre as ondas e a praia vazia, no escuro de um céu naturalmente iluminado..." Prefiro me lembrar nele num debate para disputa do Centro Acadêmico. Indignado com o uso de cannabis no local ele perguntou aos representantes de minha chapa: "E o problema dos 'tóxicos' no Centro Acadêmico?" Um amigo meu, hoje respeitável pesquisador em uma importante universidade europeia, falou que nós da chapa não tínhamos nenhum problema com "tóxicos", muito pelo contrário, nos dávamos muito bem com eles. Nem preciso dizer que o Sandro ficou indignado com isso, fez um protesto e, como era de se esperar, não fomos eleitos. Minha singela homenagem a ele: toquei hoje de manhã a música "That Joke isn't Funny Anymore" (vi em seu blog) sem o capotraste e fazendo a transposição de 2 tons. Sinceramente desejo que a família supere logo esse momento difícil e que o Sandro tenha encontrado a sua paz.

2 comments:

Mario Filiage Filho said...

Ele foi meu professor na UFABC ha 2 anos atras. Admirava ele pela postura em sala de aula e pela bagagem de conhecimento que nos trasmitia. Eu e todos da UFABC ficamos realmente chocados. Que Deus o tenha e que siga em paz pro resto da eternidade.

Fee said...

Concordo: é mais fácil viver não esperando nada dos outros. É mais fácil viver achando que o universo não tem nada de bom a oferecer; é mais seguro. Mas eu não quero viver na zona de segurança para sempre. As pedras é que são confortavelmente estáveis por muito tempo e eu, por outro lado, quero ser nuvem, e cruzar os céus sem rumo, nem que seja por um breve momento...

Postado por Sandro, 26/08/2010, em seu próprio blog...
Ao que parece, apenas realizou um desejo seu.

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...