Monday, June 16, 2008

Schiphol: UE, US e a rapa

(escrito em 15-jun-2008)

Acabei de chegar aqui na Holanda e estou tomando uma "ampola" num bar do Aeroporto de Schiphol. Como estou embarcando para a Suécia a imigração é feita aqui mesmo e como já é conhecido dos viajantes existem sempre duas filas: a dos membros do bloco e a dos não membros. No Brasil tem a fila do Mercosul, na América Central tem a fila dos Centroamericanos e por aí vai.

Bom aqui tem logicamente a fila do pessoal da comunidade européia e do resto. O que me impressionou foi que hoje os caras começaram a chamar os cidadãos norte-americanos e colocando-os nas filas reservadas para europeus quando os guichês de imigração estavam ociosos. Interessante... desde quando os euopeus estão lambendo as botas dos filhos do Tio Sam assim tão descaradamente? Entendo perfeitamente as preocupações com imigrantes ilegais que eles têm, mas do jeito que a banda está tocando em breve vão ser os americanos que vão vir para cá a procura de trabalho.

Aqui na Europa somos cidadãos de terceira classe, logo depois dos americanos. Aproveitando, uma anedota: uma mulher estava atrás de mim na fila da "rapa". o agente do aeroporto que controlava a fila viu o passaporte dela e pediu que fosse para a fila da UE. Pois é, nas entrelinhas deduzo que a figura não sabia que a Polônia é parte da UE.

Sigo para a Suécia em mais ou menos uma hora e quero ver se em Estocolmo é confirmada a tradição de tolerância e igualdade dos suecos (conforme percebi em Gotemburgo).

É isso aí! Domingão ensolarado na Holanda dentro do aeroporto. Espero que na Suécia esteja assim e dê tempo de dar uma passeada.

No comments:

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...