Monday, June 30, 2008

Sobre a Suécia

Por conta da correria que foi sair de Estocolmo chegar no Brasil e menos de 12h depois viajar para Santiago, não deu tempo de registrar minha passagem pela Suécia. Então aqui vai.

Sinceremente é difícil imaginar que os Suecos sejam descendentes dos vikings que apovoraram a Europa na Idade Média. São pessoas tranquilas, até demais. Posso falar isso porque além de conhecer muitos suecos tive a oportunidade de vê-los duas vezes em seu habitat (Gotemburgo e Estocolmo). Não vi nenum apavorado com nada. Andam rápido onde quer que vão, mas nenhum sinal de apuro ou desespero.


Alias desesperado ficava eu quando conversava com eles. Você fala, fala eles pensam olham para você e falam "Hum!". Não dá para saber o que estão pensando.

O verão na Suécia é muito bonito mesmo! Muita luz e as pessoas aproveitam-no com sofreguidão pois sabem que ele é curto demais. Dias lindos, a cidade cheia de coisas acontecendo por todos lados. Pode-se dizer que os suecos finalmente vivem no verão depois de meses de inverno mofando.

Mais uma vez tive a chance de ver que os suecos são realmente obcecados com a igualdade entre as pessoas. Estocolmo, claro, tem um pouco mais de gente "rica" comparado com a pequena Gotemburgo. Mas sem exageros. Até nos banheiros os caras tentam. Eu esperava na fila para entrar no "masculino" e um sueco viu o feminino vago e me falou:

"Entra aí cara. Aqui homem e mulher é tudo igual"

Ou seja o masculino e feminino do banheiro é uma sugestão de ocupação, nada mais.

Quanto ao futebol posso dizer que os caras gostam tanto quanto ou mais que a gente. Nos parques todos jogam, há muitas quadras, bolas para todos os lados. Mas falta-lhes aquele talento natural aquele suingue... Em compensação têm grande espírito de equipe e não baseiam o jogo em uma estrela. Talvez isso falte a eles, um gênio da pelota que transmita a eles a malícia. Sueco é muito inocente, no geral.

Mas tive um lampejo de esperança quando ao longe vi uns passes precisos, dribles desconjuntantes e tiros certeiros para o gol. Pensei: será que estou vendo nascer uma grande estrela sueca do futebol? Cheguei mais perto para observar o craque e ouço ele falar:

"Dale, dale tche! Coño!"

Sim, argentinos! A grande estrela da Suécia ainda está por vir.

No comments:

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...