Friday, February 05, 2010

Mais sobre o Haiti.

Quanto mais eu vejo o Haiti e o povo mais eu penso: não há o que fazer. Na verdade dando comida obviamente ajudamos eles nas suas necessidades imediatas. O problema é que eles vão para sempre esperar a comida. Um amigo ítalo-canadense acompanhou uma entrevista do WFP com o pessoal de uma comunidade. E eles estavam reclamando um monte da comida, realmente irritados com a distribuição etc e tal. Mas os haitianos não se mexem para mudar a situação. Para resumir aqui acontece o seguinte: se o WFP passar toda a semana numa comunidade e entregar cestas básicas para uma semana, os haitians ficarão somente esperando o dia da entrega. Foi como um um brasileiro, comandante da marinha, me falou aqui: "Com os Haitianos você passa da pena ao ceticismo e do ceticismo à raiva deles". Realmente essa passividade irrita...

Cada dia que passa penso que o melhor para eles seria começar de novo. Do zero. Acabem com as instituições definitivamente. Plantem árvores (para quem não sabe elas quase não existem por aqui) e comecem de novo. Queria ser mais otimista, mas com os haitianos não dá. Eu já estive em lugares bem miseráveis como Nicarágua e Bolívia, mas nada se compara à pobreza e ao conformismo daqui.

Já escolhi a trilha sonora da partida: vou meter o Slipknot em meu tocador de mp3. A música? All Hope is gone. Como que queria estar errado, como queria que esse país ficasse bem. Mas os fatos apontam para outra realidade

No comments:

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...