Wednesday, February 06, 2008

Filipinas - Makati City

Estou aqui nas Filipinas desde sábado, dia 2 de fevereiro. É, perdi o Carnaval... so what? Nunca gostei de Carnaval mesmo.

Nesta postagem falarei um pouco de minhas primeiras impressões sobre o pouco que pude conhecer das Filipinas.

Chegando em Manila

Obviamente que eu cheguei pregado depois de 28 horas viajando. Sábado, 9h30 da manhã e um calor do cacete. Peguei o traslado do aeroporto ao hotel e já tive uma prévia do que é a Região Metropolitana de Manila: favelas e um trânsito infernal. Nesse ponto nada muito diferente da cidade de São Paulo. O motorista, que tinha um inglês bem razoável, me explicando as coisas de Manila e os lugares onde eu deveria visitar. Lógico que ele me recomendou umas casas especiais onde eu poderia ver uns espetáculos artísticos com garotas... Disse que ninguém me forçaria a fazer nada, mas que era bom ver um showzinho.

Fiquei pensando: será que eu tenho cara de homem de meia idade tarado? De qualquer forma ele me deu umas boas dicas de bares que usei posteriormente.

Makati City

Cheguei ao meu hotel que, para dizer o mínimo é um espetáculo. Chama-se Peninsula Manila e as fotos do web site são bem melhores que as que eu tirei. Depois de dar uma descansada resolvi exploarar as imediações de Makati. Essa cidade - pertencente à Zona Metropolitana de Manila - é o coração financeiro das Filipinas.


Dei uma breve cochilada para ir ao Greenbelt , um shopping center com vários bares. No caminho fui notando que havia várias garotas filipinas com ocidentais circulando pelas avenidas Makati e Ayala. Pensei: ou o padrão de beleza daqui é o careca e barrigudo, ou essas garotas são profissionais. Rapidamente eu teria a resposta. Mas a dúvida persistiu porque não vi nada no caminho que indicasse uma "casa de espetáculos" que me recomendara meu amigo taxista.

No Greenbelt a primeira coisa estranha: um segurança na entrada com detetor de metais e ainda revistando as bolsas de todo mundo. Muito estranho... na Guatemala que todo o segurança de restaurante carrega no mínimo uma escopeta a checagem de segurança não é tão rígida assim. Mas aí me lembrei que mesmo na chegada ao meu hotel havia dois guardas que fizeram o taxi parar, abriram o porta-malas e checaram embaixo do carro. Sim, amigos, é isso mesmo: bombas! Tem um bando de malucos aqui do sul, separatistas ou algo que o valha que adoram atacar shopping centers. Imagine agora um shopping com dezenas de entradas e saídas e, sim, em cada uma delas a checagem é feita. Por isso ao sair por Manila, deixe sua mochila no hotel. Isso vai poupar tempo.

Ali resolvi beber uma cerva local (San Miguel) e dar uma banda. Encontrei um bar animadíssimo chamado Café Havana. Eram umas 23h mais ou menos e bastou dar uma olhada para os lados para perceber algo estranho: muitos estrangeiros, a maioria de meia idade, muitas meninas locais e quase nenhuma estrangeira e a cerveja custando o dobro da que eu tomei no bar anterior. Por sinal bastou eu chegar no balcão para um bando de meninas começar a se assanhar. Pronto! Ali era o local de encontro das profissionais com os clientes. Na verdade o lugar não é em si um puteiro. Eu vi algo parecido na China há alguns anos no Hard Rock Café: depois das 22hrs o local fica repleto de profissas. O mesmo ocorre por aqui. O lance é que elas são discretas (no traje é claro). A chegada é firme e convite para sair dali aparece logo.

Saí do Havana Café - sozinho - e fui dormir. Na próxima postagem eu conto da minha visita ao vulcão Taal. E das estranhas coisas que fui encontrando pelo caminho.

1 comment:

Unknown said...

Olá,
será que poderia me falar mais de Makati...pois é estou indo conhecer as Filipinas em agosto e meu noivo é filipino e mora em Makati...gostaria de saber de vc como ´´e a vida por lá....o q tem p fazer....outra coisa estou ainda olhando a passagem p comprar estou indo com meu bebê...tem alguma companhia p me indicar...obrigada..

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...