Sunday, January 31, 2010

Mais sobre o Haiti

Nos últimos dias consegui dar uma saída daqui da LogBase. Fui para o Campo Charlie (a base da MSB, defesa civil sueca) e para a embaixada do Brasil com um Tenente Coronel da FAB muito gente boa.

Provavelmente eu sairei daqui no dia 3 de fevereiro e depois da República Dominicana no dia 4 lá pelas 09 da manhã chegando ao Brasil às 22h mais ou menos.

Qual a minha impressão sobre o Haiti? nos lugares onde passei as coisas estão relativamente funcionais. Há alguns edifícios caídos, mas vejo a maioria de pé, há comércio, tem gasolina nos postos. Ou seja tudo aparentemente normal. Nota-se que há algo errado ao ver os haitianos acampados nas ruas e alguns vagando meio que a esmo. Não fui perto da destruição total; sou um cara que ocupa os bastidores mais que a linha de frente. Meu trabalho é assegurar que os rádios estejam funcionando e que o sistema GSM da ONU (quando o maldito conteiner chegar) esteja operacional.

Quanto aos haitianos passei da pena à raiva. Realmente eu entendo o sofrimento deles, estão passando um momento complicadíssimo, mas eles não querem fazer nada para melhorar as coisas. Totalmente sem iniciativa, tentam passar a perna um no outro, coisas assim. Vou dar uns exemplos:

1. Fila de identificação da ONU: uma haitiana atrás de mim tenta dar um gato e furar a fila.

2. Quando fomos montar uma torre para a MSB em Campo Charlie o motorista haitiano ficava olhando eu e os caras da WFP concretando e foi preciso uma certa insistência do William para que o cara se mexesse

3. Nesse mesmo dia o outro "auxiliar" mandava duas pás de terra pro buraco e descansava. E eu lá com minha mão em bandagem e cara nem para me ajudar

4. Ontem aqui no escri um haitiano sentado na cadeira, tomando cerveja e eu no meio do meu trabalho. O cara tem a coragem de me perguntar se eu queria a cadeira. Disse-lhe um "não" irônico ele não entendeu e ficou lá me vendo sentar no chão.

Por isso acho que acordei hoje às 4h da manhã com sentimento de foda-se o Haiti e os haitianos. Mas isso passou. Sei que eles precisam de ajuda para recomeçar e quem sabe com nosso exemplo eles deixem de ser tão egoístas e preguiçosos. Quem sabe esse terremoto tenha mesmo descoberto petróleo suficiente no Haiti para poder tirar esses caras da lama.

1 comment:

Anonymous said...

Petróleo só deixaria eles mais mal acostumados ainda. Se nem uma tragédia dessa magnitude faz o cara tirar a bunda da cadeira e ajudar quem viajou até aí pra ajudar eles, sabe-se lá o que mais falta pra mudar a mentalidade desse povo.
Coo se diz sabiamente, em vez de dar o peixe é preciso ensinar a pessoa a pessoa a pescar seu próprio peixe....mas seguimos tendo esperanca que isso melhore um dia.

Notícias de mim

Quase 13 anos depois eu resolvi escrever para dar notícias minhas e contar o que aconteceu nesses anos todos. O que me motivou a isso foi te...